A transformação digital trouxe para as empresas uma crescente necessidade de análise de dados e armazenamento em nuvem, que por sua vez gerou o desenvolvimento de data centers em cloud poderosos – chamados de data centers hyperscale.
Com a velocidade no setor corporativo e o cenário da nuvem hyperscale evoluindo a cada dia, é importante entender o que está impulsionando esse crescimento. Saiba mais a seguir.
Definição de hyperscale
O termo refere-se à capacidade de uma arquitetura de data center ser redimensionada para responder à demanda crescente.
Computadores dependem de recursos dentro de um determinado nó ou conjunto de nós. Dimensionar parte dessa arquitetura normalmente significa aumentar a capacidade de processamento de dados, a memória, a infraestrutura de rede ou os recursos de armazenamento.
O objetivo da escalabilidade é continuar a construir um sistema robusto, independentemente do sistema girar em torno de cloud, big data ou armazenamento distribuído – ou, como é cada vez mais comum nos dias de hoje, uma combinação dos três.
A hyperscale não é apenas a capacidade de escalar, mas a capacidade de escalar de maneira rápida e inteligente.
Muitas vezes pensamos em scale up, que é uma abordagem vertical para a arquitetura, na maioria dos casos adicionando mais poder às máquinas existentes.
Mas outra maneira de aumentar a capacidade é por meio do scale out, uma abordagem horizontal – como a adição às máquinas globais em seu ambiente de computação.
Como uma solução hyperscale funciona?
Como explicamos no tópico anterior, a hyperscale é uma arquitetura que se expande e contrai com base nas necessidades atuais do seu negócio.
Essa escalabilidade é perfeita e envolve um sistema robusto com recursos flexíveis de memória, rede e armazenamento.
O data center hyperscale é construído em torno de três conceitos principais:
- Infraestrutura e sistemas distribuídos de forma a dar suporte às operações do data center;
- Escalabilidade para tarefas de computação, para garantir um desempenho eficiente com base na demanda;
- Receita adequada e fontes de receita.
Ao contrário da arquitetura de um data center convencional, o modelo de hyperscale trabalha com centenas de milhares de servidores individuais, que são feitos para operar juntos por meio de uma rede de alta velocidade.
Escalabilidade garantida através da hyperscale
A escalabilidade é um recurso importante desses data centers de nova geração e funciona de duas maneiras.
O dimensionamento horizontal, conhecido como scale out, tem como objetivo aumentar as máquinas que trabalham na rede. A escala vertical, ou scale up, adiciona energia adicional às máquinas já em operação.
O resultado é um data center capaz de atender às expectativas em muitos níveis, melhorando o tempo de atividade e os tempos de carregamento para os usuários finais.
Até mesmo cargas de trabalho de alto volume, que requerem uma potência substancial para executar tarefas de alto calibre – como renderização 3D, criptografia e processamento de genoma, além de outros trabalhos de computação científica -, se beneficiam da hyperscale.
Benefícios da hyperscale para empresas
O lado altamente atrativo das soluções hyperscale é a capacidade de aumentar ou diminuir rapidamente o ambiente de sua empresa.
Esse tipo de ativação pode ser caro e demorado quando aplicamos recursos tradicionais. A hyperscale resolve isso: a criação de servidores pode ser feita praticamente em horas, em comparação com os vários dias demandados em uma solução tradicional no local – e os negócios continuam evoluindo!
A hyperscale permite que sua empresa faça uso de recursos e dados de serviço de maneira bem diferente do que era feito no passado.
A demanda continuará a crescer e se expandir à medida que as organizações perceberem que alavancar essas quantidades em massa de dados lhes proporcionará uma vantagem competitiva significativa no mercado.