06 de junho de 2019

Além de servir de base para boa parte da transformação digital que acontece no mundo como um todo, não só em âmbito corporativo, a computação em nuvem tem possibilitado a descoberta de novidades, mas vem desafiando os cuidados com segurança digital em nuvem.

Especialistas acreditam que o investimento em computação em nuvem no Brasil só cresce. Um estudo, intitulado Desempenho Global sobre Computação em Nuvem, trouxe uma novidade: o Brasil subiu no ranking de países que lideram o mercado de TI – de 22º em 2016 para 18º em 2018.

Reforçando essa informação, apontamentos divulgados pela BSA – organização voltada a defender os interesses globais de empresas de software – mostram que o Brasil é uma das nações que mais sofre com a privacidade dos dados. Em outras palavras, é preciso que as organizações estejam mais atentas à segurança digital em nuvem.

Pensando na expectativa que gira em torno da computação em nuvem para este e os próximos anos, resolvemos pontuar aqui algumas tendências de cloud computing. Acompanhe a seguir.

Aumento da adesão do setor público

Uma matéria publicada pela Revista Exame apontou que – de acordo com a HDI-AGOV , instituição especializada em tecnologia para o setor público – 30% das instituições de diversos segmentos do Governo já contam com serviços em nuvem.

A valorização do mercado, sobretudo, deve ser responsável por atrair os olhares. Em nome de uma maior flexibilidade, segurança da informação e até redução de custos, o armazenamento em cloud é a melhor solução – mas precisa ser acompanhada de um elaborado planejamento voltado à segurança digital em nuvem.

Uso de múltiplas nuvens

Segundo o IDC ( International Data Corporation) o investimento em cloud computing cresce progressivamente desde 2015 e os índices mostram que o aumento pode chegar à casa dos 240% até 2020.

Neste cenário, a multi-cloud, ou estratégia híbrida, vem sendo utilizada por grande parte das empresas. Trata-se de combinar características da nuvem privada com a flexibilidade da nuvem pública, uma vez que cerca de 48% de todos os arquivos depositados em nuvem, eventualmente, são compartilhados.

A Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação,  Brasscom,  admite que o crescimento do setor cloud em TI deve ser da ordem de 27% ao ano até 2021, exigindo investimento à altura na segurança digital em nuvem.

PaaS tem perspectiva de crescimento

Um dos modelos de uso da cloud, o PaaS (Platform as a Service) oferece plataformas para desenvolvimento de aplicações vinculadas à internet.

Hoje, o PaaS atua em 22 segmentos competitivos do mercado. Mas a expectativa, de acordo com a empresa de consultoria Gartner, é que a oferta de PaaS dobre de tamanho até 2022, uma vez que o crescimento vertiginoso do consumo de smartphones e o crescimento dos serviços em nuvem impulsionam cada vez mais o uso de aplicativos.

Os principais serviços de PaaS conectam-se, atualmente, a assuntos que estão em voga no mercado, como Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina e User Experience.

Essa conexão, como não poderia deixar de ser, propõe múltiplas funcionalidades -, mas pode ser um caminho aberto aos cibercriminosos que estão sempre identificando novas maneiras de driblar a segurança da informação para acessar informações e lucrar com elas.

IoT e inovação

A multiconexão e o crescimento da cloud também contribui para a expansão da IoT. A internet das Coisas promete revolucionar ainda mais a forma com que nos relacionamos com mundo.

Além das ações coordenadas com a IoT, que prometem conectar objetos antes inanimados à rede, a cloud computing sugere outras inovações como o desenvolvimento de modelos de computação sem servidor, com toda hospedagem feita através de órgãos distribuídos na nuvem.

O cuidado com a Segurança da Informação

Com a expansão da computação em nuvem, cresce também o cuidado com as ameaças e ataques virtuais que os sistemas podem receber a partir de inúmeros motivos.

Conexão a partir de diferentes dispositivos, falhas de segurança no sistema e o compartilhamento indevido de arquivos podem gerar brechas de segurança digital em nuvem  que atentem contra a segurança da informação e dos principais ativos da empresa.

Contar com profissionais e soluções especializadas na proteção do seu ambiente em nuvem é a melhor garantia em segurança da informação, voltada a proteger as informações corporativas.

O Dome9, da Check Point, é uma solução comercializada pela Compugraf que tem por objetivo garantir a segurança digital em nuvem.

Ele possibilita que todos os ativos da nuvem sejam visualizados e controlados de forma simples e é totalmente coordenado por API, o que possibilita rápida conexão com as API’s dos principais provedores em nuvem (AWS, Microsoft, Google).

O Dome9 atua em total compliance com os mecanismos mais eficientes de segurança digital em nuvem, realizando verificação dos principais ativos armazenados de hora em hora.

Saiba mais informações sobre a solução falando com um de nossos especialistas. Entre em contato e conheça a mais inovadora solução voltada à segurança digital em nuvem, bem como outras soluções para deixar o ambiente de sua empresa devidamente protegido.

 

Compugraf

Especialista em segurança de dados e certificada por parceiros reconhecidos mundialmente, a Compugraf está pronta para proteger sua empresa na era digital.

O que procura?