29 de dezembro de 2020

Você sabe como o Pix vai funcionar no seu negócio? A promessa é de não apenas mudar a forma como as pessoas realizam transações financeiras, mas também como e quando elas acontecem.

O Pix elimina parte dos custos de transação, barateia o processo de pagamento da empresa e também pode ser usado para pagar fornecedores, salários de funcionários e até impostos federais.

Parte do processo de operação do novo sistema ainda está bloqueado e segregado por bancos, empresas fintech e outros agentes financeiros, que têm o direito de usar o novo sistema para desenvolver soluções. Portanto, o lançamento do Pix é apenas o começo de uma nova era.

Como as empresas podem usar o Pix?

O procedimento de registro de pessoas jurídicas é igual ao de pessoas físicas. Deve ter uma conta de transação (conta corrente, poupança ou pagamento) mantida em um provedor de serviços financeiros (como um banco, fintech ou plataforma de pagamento).

O cadastro será feito pelos canais próprios do banco, como o aplicativo da empresa.

Não há limites para o tamanho das empresas participantes do Pix: todos, desde microempreendedores individuais (MEI) a grandes empresas, podem participar do sistema.

A empresa precisa escolher a melhor chave para o cadastro. A chave é um código que identifica a conta no sistema, que pode ser: CNPJ, e-mail, telefone ou uma chave numérica aleatória gerada pelo sistema.

Com a chave, a empresa pode fazer Pix para o fornecedor apenas inserindo seu CNPJ.

Já está no ar. Como o Pix vai funcionar no seu negócio

O Pix traz uma grande novidade para os meios de pagamento no Brasil, isso quer dizer que as empresas podem se beneficiar com o uso dele.

Mas tem mais coisa em jogo, pois agora as empresas também precisam estar em conformidade com a LGPD.

E por fim, já está em discussão a aplicação do conceito de Open Banking no Brasil.

O que isso tudo significa para as empresas brasileiras? Confira nosso guia mais recente e desvende todas as novidades tecnológicas envolvendo o setor financeiro.

como o pix vai funcionar no seu negócio

É possível ter chaves do Pix em vários bancos?

Na verdade, a chave Pix pode ser usada para identificar a empresa no sistema. Cada entidade legal pode ter até 20 chaves por conta. Não é permitido repetir a mesma chave para contas diferentes, pois o código servirá como endereço de transferência do valor da transação.

Assim, a empresa poderá cadastrar seu CNPJ, telefone e e-mail em uma conta, mas não poderá repetir essas mesmas chaves em outras contas.

Por exemplo, uma empresa pode possuir diferentes chaves para uma mesma conta bancária corporativa, dividindo assim a distribuição das mesmas entre seus clientes, por categoria. Na prática, o dinheiro cairá na mesma conta. Mas não é possível cadastrar o mesmo CNPJ em outros bancos.

Como as empresas podem receber dinheiro a partir do Pix?

Para entender como o pix vai funcionar no seu negócio, é preciso ter em mente que atualmente existem três formas principais de receber pagamentos através do Pix: por transferência, através da chave Pix, através de QR Codes, quando o cliente pretende pagar ou através de NFC (Near Field Communication), utilizando tecnologia que permite transações semelhantes.

QR Code estático e dinâmico: Qual a diferença?

Um QR Code é um código de barras bidimensional que pode ser lido pela câmera do smartphone para orientar o consumidor até o destino final, que pode ser um site, foto, menu de restaurante, ou neste caso, para abrir possibilidades sobre como o pix vai funcionar no seu negócio.

Veja a diferença entre os modelos:

QR Code estático:

O QR Code estático é emitido apenas uma vez e pode ser usado para várias transações. Ele pode ter um valor fixo ou o pagador pode inserir o valor depois de digitalizar o código – assim como pagar por aplicativos de entrega como iFood e Rappi.

QR Code dinâmico:

Os QR dinâmicos são específicos para cada transação. Cada vez que uma empresa emite um código dinâmico, ela o usará para executar uma transação específica. Além disso, também pode incluir informações agregadas, como multas, juros, URLs que redirecionam os usuários para faturas, datas de vencimento, etc.

Como uma empresa pode gerar um QR Code do Pix?

O empresário precisará acessar os recursos disponibilizados pelo banco da empresa, entrar na área Pix, clicar na opção “cobrar alguém” e selecionar o tipo de código ou cobrança que gostaria de gerar.

Você pode imprimir e exibir em um tablet, smartphone ou em uma máquina de cartão de crédito para os clientes digitalizarem e pagarem. A cada dia, esse processo mecânico será mais utilizado entre pequenas empresas

Quanto custa usar o Pix?

Quer se trate de pagamento ou transferência, pessoas físicas não gastarão nenhum dinheiro. No entanto, pessoas jurídicas podem ser cobradas por cada transação ao receber ou pagar e transferir fundos.

O Banco Central informou que essas taxas serão determinadas pelas próprias instituições financeiras e não vão interferir no valor, uma vez que não aparecem em outros tipos de transações hoje. Mas ele enfatizou que a tendência é que as taxas sejam significativamente menores do que as cobradas hoje.

As empresas irão economizar com o uso do Pix?

O consenso entre os consultores é que, sim, existe uma grande possibilidade de queda nos custos operacionais da empresa. Isso se deve principalmente a mudanças no formato financeiro e de como o pix vai funcionar no seu negócio.

Atualmente, as empresas contam com intermediários para realizar transações, como adquirentes, proprietários de máquinas de cartão de crédito e marcas de cartão intermediário (como Visa e MasterCard), o que pode mudar com a chegada do Pix.

Meios de pagamento no mundo e o lançamento do Pix no Brasil. Saiba mais no episódio mais recente do “Em Foco”

Quais são as interações possíveis?

Dentro do Pix será possível pagar, transferir e receber valores entre:

  • Pessoas Físicas > Pessoas Físicas
  • Pessoas Físicas > Pessoas Jurídicas
  • Pessoas Jurídicas > Pessoas Físicas
  • Pessoas Físicas > Governo
  • Pessoas Jurídicas > Governo

O pagamento de impostos federais passa a ser uma alternativa, abrindo outra possibilidade de como o pix pode funcionar no seu negócio.

Os meios de pagamento no mundo: Como o pix vai funcionar no seu negócio

Toda novidade tecnológica desperta dúvidas em relação a sua aplicação em uma organização, além de todas as preocupações envolvendo segurança e privacidade.

Por isso, conte com nossa equipe de especialistas para te ajudar nessa jornada.

Compugraf

Especialista em segurança de dados e certificada por parceiros reconhecidos mundialmente, a Compugraf está pronta para proteger sua empresa na era digital.

O que procura?