11 de junho de 2020

Os principais riscos de cibersegurança corporativa podem ser resultado da própria repetição de tarefas no dia a dia de trabalho.

Cibersegurança Corporativa

Tanto o trabalho presencial quanto o trabalho remoto estão sujeitos a diferentes vulnerabilidades de segurança da informação, ainda que acredite-se mais na proteção in loca ao considerar todos os possíveis investimentos uma organização fez para garantir a segurança dos setores.

Talvez um dos grandes responsáveis por alguns dos ataques sofridos por colaboradores sejam os rastros digitais deixados, que podem resultar na lentidão de processos ou a abertura de vulnerabilidades.

A cibersegurança corporativa e a impressão digital dos usuários

O uso de qualquer dispositivo digital resulta na geração de resíduos que ficam alocados em algum local que será descartado em algum momento pelo aparelho (caso possua o sistema) ou manualmente com algum aplicativo específico para limpeza.

Além de poder resultar em menor performance e lentidão quando acumulados, esses resíduos podem tornar os dispositivos vulneráveis por representarem o lixo acumulado pelo sistema que ainda pode ser recuperado.

Cookies

Cookies são os responsáveis por armazenar, temporariamente, a maior parte dos resíduos deixados por usuários, e apesar de serem arquivos pequenos podem armazenar qualquer tipo de dados, incluindo dados como o e-mail do usuário ou informações sensíveis como seu nome e cidade.

Devido a isso, muitos sites – especialmente com a aplicação da GDPR na Europa, já avisam seus usuários de que certas informações serão armazenadas por cookies, dando a privacidade (nenhum armazenamento por cookies) como opção ao mercado.

Não limitados a isso, os cookies também podem conter as seguintes informações:

Login e Senhas

Muitos sites podem armazenar login e senha do usuário a partir de cookies, oferecendo a “comodidade” do acesso rápido. O problema é que a prática pode expor a privacidade dos usuários ao permitir o acesso facilitado por pessoas externas.

Histórico de Navegação

O histórico de acessos é outro recurso que pode ser salvo por cookies, e da mesma maneira que no caso de Login e Senhas, pode expor a privacidade do indivíduo.

Desempenho do computador

Ainda que possuam um peso e registro de ações extremamente leves, é possível que um computador perca em performance quando ocorrer a oferta final no sistema devido ao seu acumulo.

Cache

Cache é um local de armazenamento de dados temporários, como os resíduos de uso de redes sociais e demais aplicativos, facilitando o acesso a eles posteriormente, especialmente usado em áreas de login.

Os grandes beneficiados do sistema são os servidores web e seus sites, que ao registrarem informações por tempos pré-determinados podem reduzir o consumo de banda na recorrência de acesso em curtos períodos de distanciamento.

A limpeza de cache força páginas a serem carregadas desde o zero, mas a mesma só aconteça após momentos pré-configurados, podendo ocorrer de maneira forçada com o uso do navegador ou até mesmo como regra por parte dos administradores do site.

GDPR e LGPD

Com a chegada da GDPR, diversos sites ao redor do mundo e até mesmo como padrão em plataformas de conteúdo como o WordPress, passaram a ter páginas de política de uso e armazenamento de dados que muitas vezes incluem também a necessidade de aceitar o armazenamento de cookies do site.

Embora ainda não tenha entrado em vigor no Brasil, a Lei Geral de Proteção de Dados terá a mesma demanda quando em vigor no início do próximo ano.

A transformação digital acelerada na cibersegurança corporativa

A transformação digital é uma consequência social que no cenário corporativo tornou-se uma das demandas mais importantes para a maioria das empresas.

A tecnologia impacta a vida de pessoas e por isso a inovação deixou de ser um ponto extra para tornar-se essencial no mercado.

Como resultado, muitos ambientes podem reduzir problemas recorrentes como as lesões por trabalho repetitivo, já que com certos recursos é possível dispensar a realização humana de tarefas repetitivas.

A transformação digital consiste nos seguintes pilares:

  • Diagnóstico da Estrutura gerencial

Antes de qualquer ação dentro de uma organização é importante compreender sua estrutura gerencial. Com esse diagnóstico é possível definir o ponto de partida e todas as ações que tornarão a transição mais harmoniosa.

Essa importante etapa também ajuda na prevenção e redução de riscos, pois há um entendimento geral: quadro de funcionários, tecnologias utilizadas atualmente, área de atuação e impactos econômicos.

A análise de tecnologias atuais ajudará o setor de TI a definir as metodologias e processos que deverão ser adotados para a transformação digital.

  • Engajamento de Pessoas

A fase mais sensível na transformação digital é o envolvimento humano, a transição e linha de aprendizado de todos os profissionais envolvidos no processo pode variar muito de uma área para outra. Ainda que as intenções sejam de melhoria.

A adesão de pessoas é uma importante fase para o sucesso de um projeto como esse.

Uma boa maneira de garantir que todos os colaboradores estejam nos mesmos termos em relação ao processo, é através de reuniões de equipes – para que cada time possa compreender como isso irá impactar seu dia a dia, ou ainda, campanhas de conscientização, para que a informação seja sempre alinhada entre todos o setores.

  • Análise da Infraestrutura

Com toda a equipe ciente e positiva sobre as mudanças, chega a hora de voltar com os preparativos e análise de infraestrutura.

Essa é também uma etapa de extrema importância considerando que todas as expectativas estão em cima da funcionalidade das mudanças implementadas.

Outro ponto positivo é a possibilidade de antecipar riscos e os potenciais problemas que o novo sistema possa apresentar, já que a estrutura base para a mudança pode não ser totalmente compatível com as mudanças e por isso precisa ocorrer de maneira gradual ou exija um maior investimento.

  • Digitalização de processos

Uma das maiores transformações que deve ocorrer para a grande maioria das empresas é a digitalização de phttps://app.storychief.io/compugraf/homerocessos que antes eram realizados de maneira analógica, demandando tempo de trabalho dos funcionários.

Soluções como Robotic Process Automation (RPA), Internet of Things (IoT) e de análise de dados são algumas das que facilitam a rotina profissional ao automatizar diversos processos, fazendo que com que os profissionais possam dedicar-se ao trabalho intelectual ou simplesmente reduzir ações repetitivas que resultam em problemas como a Lesão por Esforço Repetitivo (LER).

O Gerenciamento de processos de negócio (Business Process Management ou BPM) é um dos conceitos que pode auxiliar o ciclo de transformação digital através de sua aplicação de recursos de gestão de negócios somados a tecnologia da informação com foco na otimização dos processos de negócio.

A cibersegurança corporativa exige cuidados como todo ambiente.

Os maiores golpes cibernéticos começam a partir de ações humanas

Sabendo que o fator humano é uma das maiores vulnerabilidades de uma estratégia de cibersegurança, preparamos um guia pra quem quer saber mais sobre um dos maiores tipos de ataques da atualidade: A Engenharia Social.

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