Vinicius Gaidis 28 de junho de 2023

Visibilidade na cibersegurança: você não protege o que você não vê

Falar sobre segurança da informação é um assunto cada vez mais importante no cenário atual. Com a grande massa de informações sensíveis que as organizações e indivíduos lidam diariamente, é essencial que medidas de segurança sejam adequadamente implementadas e atualizadas para proteger esses dados contra ameaças cibernéticas.

Um grande desafio na cibersegurança é a questão da visibilidade, as pessoas não protegem o que não veem. Ou seja, se o ser humano não tiver noção da existência de uma vulnerabilidade ou ameaça, não vai protegê-la.

Isso é perigoso porque muitas vezes os ataques cibernéticos acontecem de forma imperceptível e silenciosa, sem que os rastros fiquem visíveis facilmente para os usuários ou as empresas. Esses ataques podem se aproveitar de vulnerabilidades que não foram identificadas ou não foram corrigidas ainda, ou até serem realizados através de técnicas mais elaboradas de engenharia social, como phishing e spear phishing.

Medidas de segurança para aumentar a visibilidade

Para garantir a segurança da informação, é necessário que as empresas e usuários adotem uma abordagem proativa, realizando continuamente monitoração de seus sistemas e redes em busca de atividades suspeitas e vulnerabilidades. Isso inclui a implementação de algumas medidas de segurança, como: firewalls, antivírus, sistemas de detecção de intrusão, gestão de acessos e análise de código-fonte das aplicações internas.

Além disso, é de extrema importância manter os softwares e sistemas atualizados, já que muitas atualizações possuem correções de vulnerabilidades já conhecidas e identificadas. A conscientização dos usuários também é fundamental, já que muitos ataques cibernéticos podem ser evitados através de práticas seguras, como a criação de senhas fortes e a análise cuidadosa de e-mails e links suspeitos.

Em resumo, a segurança da informação é um assunto que requer atenção e investimentos contínuos, pois para garantir a proteção dos dados sensíveis, é necessário adotar uma abordagem proativa, monitorar continuamente sistemas e aplicações, manter tudo atualizado e educar os usuários sobre as melhores práticas de segurança.

Lembre-se, você não protege o que não vê, portanto, esteja sempre alerta e monitore sua infraestrutura de segurança regularmente.

A Compugraf tem soluções que podem apoiar a segurança da sua empresa. Saiba mais.

Compugraf

Especialista em segurança de dados e certificada por parceiros reconhecidos mundialmente, a Compugraf está pronta para proteger sua empresa na era digital.

O que procura?