Maria Luiza de Araújo 21 de dezembro de 2023

Soluções de cibersegurança: 10 considerações ao realizar uma compra

As organizações que procuram se manter competitivas estão atravessando um turbilhão de mudanças impulsionadas pela aceleração digital, procurando continuamente soluções de cibersegurança inovadoras que possam trazer para o mercado.

No entanto, embora cada investimento em tecnologia possa levar uma organização adiante, a pressão que eles colocam nas redes pode ser uma bomba relógio esperando que o ataque cibernético certo ocorra.

O motivo? O aumento da complexidade em um ambiente já muito complexo. A mistura aleatória de tecnologias de rede e segurança no ambiente corporativo médio resulta de uma mistura de inovação tecnológica, mudança de objetivos estratégicos, hesitação em se afastar dos fornecedores estabelecidos e uma crença comum na abordagem de “melhor da categoria” ou produto pontual.

Contudo, muitas das tecnologias de segurança e rede atualmente em vigor que são necessárias para fazer as coisas funcionarem não operam juntas. Assim, à medida que a rede se expande, são criadas novas lacunas de segurança e desempenho que os agentes mal-intencionados são capazes de explorar e estão muito dispostos a fazê-lo.

Em vez de visibilidade e controle contínuos em toda a rede, muitos líderes de TI enfrentam um ambiente de segurança complexo, atormentado pela expansão de fornecedores e soluções, soluções de segurança isoladas e em silos, além da falta de uma estratégia coerente de gerenciamento, orquestração e fiscalização.

Embora a abordagem tradicional de melhor produto possa ter funcionado no passado, a rápida expansão da rede, juntamente com um aumento notável no volume e na sofisticação do atual cenário de ameaças, exige algo mais. O que é necessário é uma estratégia de consolidação para reduzir a complexidade, convergindo rede e segurança, combinada com uma abordagem de plataforma de cibersegurança que reduza o número de fornecedores para alcançar uma resposta aprimorada a incidentes e permitir a orquestração e automação em todo o sistema.

Nesse cenário desafiador, vamos explorar o que você deve levar em conta ao contratar uma solução de cibersegurança.

Os líderes de Segurança e TI devem fazer as seguintes perguntas essenciais ao considerar qualquer novo investimento em segurança:

  • A solução pode integrar as principais funcionalidades de rede e segurança em uma única plataforma para reduzir a complexidade e melhorar a proteção?
  • A solução representa uma extensão de uma abordagem de produto específico ou está inserida em uma estratégia de plataforma de cibersegurança, visando consolidar tecnologias e reduzir a necessidade de gerenciar diversos fornecedores?
  • A solução pode funcionar com soluções de vários fornecedores por meio de APIs abertas e outros recursos?
  • A solução pode ser provisionada e implantada com intervenção mínima no local, às vezes chamada de provisionamento e implantação sem toque?
  • A solução é suficientemente granular para permitir que as organizações se expandam holisticamente a partir de seu investimento inicial?
  • A solução pode abranger todos os vetores e bordas de ataque potenciais, incluindo aqueles ainda não implantados?
  • A solução é suportada por uma única fonte de inteligência de ameaças derivada de sua pesquisa interna de ameaças e colaboração com os principais membros da comunidade de cibersegurança?
  • A solução suporta uma filosofia de gerenciamento de painel de controle único?
  • A solução oferece flexibilidade de implantação e escolha entre appliance de hardware, máquina virtual (VM), nuvem e contêiner?
  • A solução se estende aos ambientes de tecnologia operacional (TO), possibilitando a convergência TI/TO?

Essas são algumas questões fundamentais a serem consideradas ao escolher uma solução de cibersegurança. É importante destacar que essas diretrizes podem se ajustar conforme o tipo específico de solução que está sendo avaliada, mas proporcionam uma orientação inicial valiosa para o processo de seleção.

Não se trata de produtos. Trata-se de entregar resultados.

Os dias de simplesmente conectar uma solução de segurança de ponto isolado em algum segmento de rede para monitorar o tráfego acabaram há muito tempo. A segurança de hoje é uma jornada de integração, otimização e domínio.

As soluções de segurança precisam ser capazes de se adaptar dinamicamente a uma superfície de ataque em constante evolução. Isso começa com a escolha de fornecedores capazes de trilhar esse caminho.

Eles devem ser capazes de fazer duas coisas:

  1. Convergir rede e segurança para que as proteções possam se adaptar dinamicamente às mudanças resultantes da inovação digital.
  2. Oferecer uma plataforma de cibersegurança consolidada que forneça um conjunto completo de proteções avançadas, suporte um ecossistema aberto usando APIs e padrões comuns e possa ser implantada universalmente para proteger consistentemente a superfície de ataque em expansão de hoje. Isso deve incluir ferramentas que coletam, correlacionam e compartilham informações sobre ameaças e que possam participar de uma resposta unificada, independentemente de onde tenham sido implantadas ou do modelo de entrega delas.
    Essa abordagem integrada permite que as equipes de segurança avaliem continuamente o estado atual até mesmo da infraestrutura mais dinâmica, abrangendo cada canto e cada ecossistema. A plataforma de cibersegurança também deve fornecer um caminho para aprimorar e fortalecer constantemente a postura de segurança ao longo do tempo, com soluções projetadas para funcionar em conjunto.
    Essa abordagem permite que as organizações aproveitem ao máximo seus investimentos em segurança, pois cada elemento pode funcionar como parte de uma estratégia abrangente e em evolução.

Procurando uma solução robusta de cibersegurança?

Desenvolvemos e gerenciamos soluções de Redes, Segurança da Informação e Gestão Integrada de Riscos atuando na inteligência do combate às ameaças cibernéticas com profissionais altamente qualificados para apoiar sua empresa nos desafios de segurança digital.

Converse agora com um de nossos especialistas para conhecer a solução ideal para proteger o seu negócio.

Acesse também nossas redes sociais: Linkedin, Instagram, YouTube e Tiktok.

Compugraf

Especialista em segurança de dados e certificada por parceiros reconhecidos mundialmente, a Compugraf está pronta para proteger sua empresa na era digital.

O que procura?