30 de novembro de 2018

Quanto maior a complexidade das operações internas da empresa, maior é a necessidade de integração e de funcionalidades específicas nas soluções aplicadas. Cada vez mais, para atender às exigências do mercado, as empresas dependem de sistemas internos para a gestão dos seus negócios.

Atualmente, existem programas feitos sob medida, planejados para atender especificamente as necessidades da empresa. O avanço da tecnologia, sobretudo nos últimos anos, possibilita o desenvolvimento de softwares cada vez mais eficientes, desenvolvidos para facilitar serviços que antes levariam horas para serem executados.

Ao buscar uma solução automatizada que garanta a segurança da informação, uma das principais dúvidas dos gestores é comprar um sistema pronto ou investir em um software personalizado às necessidades da empresa. Os chamados softwares de prateleira, com formato e capacidade pré-definidas, podem até ter vantagens, como um menor custo e tempo de implantação baixo.

Talvez sejam até suficientes para demandas de baixa complexidade. Porém, ao contar com um software sob medida, a empresa aproveita uma série de vantagens ao adequar as possibilidades do programa às necessidades do negócio.

Os custos para desenvolver um projeto personalizado variam de acordo com o tamanho e as funcionalidades do sistema. De modo geral, os valores da solução são sempre proporcionais ao tamanho da proposta, ou seja, a relação custo benefício é altamente positiva.

Segurança da informação, privacidade, agilidade: as vantagens do software personalizado

Os softwares são ferramentas tecnológicas que dinamizam o processo de produção da empresa e servem, em muitos casos, para facilitar a vida dos profissionais e das empresas. Os softwares e sistemas codificados garantem maior segurança da informação ao armazenar e administrar informações em quantidade muito superior à capacidade humana.

Atualmente, é possível dizer que existem softwares para praticamente todas as tarefas: desde programas para caixas eletrônicos até plataformas de gestão interna dos dados das empresas. Existem também softwares pré-formatados, como por exemplo sistemas para locadoras e sistemas de gestão de estoque.

Mas, diante da alternativa de construir sua própria solução, a fabricação de um software personalizado traz a possibilidade de suprir uma necessidade específica de determinado profissional ou setor da respectiva empresa. Qualquer pessoa ou empresa, independente do porte, pode ter um software sob medida feito para atender a sua necessidade.

Abaixo vamos listar algumas vantagens de confeccionar um software sob medida para sua empresa.

  • Mais segurança da informação para a empresa

Um software personalizado nada mais é do que uma solução própria e específica, desenvolvida de acordo com as necessidades e o ambiente digital da empresa. Mesmo que fique hospedado em uma nuvem, o software possui banco de dados único e não é compartilhado com nenhum outro cliente.

Grande ferramenta de apoio, os softwares sob medida têm se tornado fundamentais tanto na operação quanto na definição das estratégias de negócio. E ao oferecerem maior privacidade no acesso aos dados, inibem qualquer problema relacionado à confiabilidade e à segurança da informação.

  • Independência de terceiros

Ao trilhar o caminho com um software personalizado, as customizações da plataforma costumam ser muito mais flexíveis. Normalmente, é feito um contrato de suporte de longo prazo com os fornecedores, que garantem constantes melhorias e inovações à solução. Além disso, o código fonte do software é de propriedade do cliente.

Dessa forma, as empresas afastam dois tipos de problema: não ter possibilidade nenhuma de customização ou depender do desenvolvedor do software (um profissional terceirizado) para a liberação das atualizações de forma geral.

  • Foco específico nos negócios da empresa

Ao escolher uma opção personalizada, é o software que deve se adaptar ao negócio, e não o negócio adaptar seus processos para o uso do software. A escolha por um software personalizado garante que todos os processos, as rotinas e até mesmo os diferenciais competitivos da empresa sejam incluídos no sistema, sem necessidade de alteração no modelo de negócio. Além disso, garante total segurança da informação.

  • Economia a longo prazo

É inegável que a contratação de um software pronto pode ter um menor custo no curto prazo quando comparado à uma solução personalizada. Mas, se ponderarmos a validade do projeto a longo prazo, essa lógica pode inverter.

Mediante a evolução do negócio, é capaz que a empresa necessite de constantes melhorias na plataforma. Essas personalizações em estágios podem representar um alto custo de manutenção às empresas no longo prazo. Como nos casos de softwares personalizados, os contratos costumam ser de longo prazo, há uma garantia da evolução, melhoria e customizações com baixo custo.

Compugraf

Especialista em segurança de dados e certificada por parceiros reconhecidos mundialmente, a Compugraf está pronta para proteger sua empresa na era digital.

O que procura?