27 de novembro de 2018

A consolidação de novas ferramentas tecnológicas trouxe reflexos em diferentes âmbitos da nossa vida. Dentro da esfera profissional e corporativa, a tecnologia provoca grande mudança na rotina e nos processos das organizações, o que afeta não só a gestão dos setores da empresa como também o domínio e a segurança da informação que é compartilhada.

Atualmente, fica difícil imaginar que uma empresa possa competir em um mercado tão dinâmico sem estar plenamente adaptada às possibilidades que a tecnologia oferece. No entanto, via de regra, não existe uma cartilha definida para aderir a esse movimento de transformação digital.

A adoção das soluções tecnológicas depende da necessidade e do tamanho da organização. Afinal, para tudo é necessário investimento. E adequar os gastos ao orçamento é fundamental para manter as finanças equilibradas, assim como é indispensável planejar a transformação digital da empresa para obter os melhores resultados.

É hora de desmitificar o uso das tecnologias!

Já passou do tempo de esquecer aquela ideia de que as ferramentas tecnológicas vêm para competir com o fazer manual executado pelos indivíduos. Em muitos casos, a automação dos sistemas pode suprir certas necessidades, permitindo que os profissionais sejam realocados para funções mais estratégicas no processo interno da empresa – o que é altamente positivo para o colaborador.

Ou seja, em vez de adversária, trata-se de uma grande aliada para aprimorar processos e otimizar a rotina das equipes de trabalho dentro das empresas e organizações. Além de se aplicar aos processos, a tecnologia também pode ser utilizada para melhorar a comunicação entre a equipe de trabalho.

Já é sabido que em ambiente corporativo o compartilhamento de informações e dados é feito em um grande volume. Dessa forma, centralizar a comunicação em uma rede corporativa, por exemplo, é a maneira de criar um acervo de informações e dados, e ainda estabelecer um vínculo mais instantâneo de comunicação com os membros da equipe independentemente da distância.

A tecnologia em prol da segurança da informação

A rede corporativa se torna uma ferramenta de trabalho valiosa quando ponderamos aspectos que tangem a segurança da informação. Ao basear a comunicação em uma única plataforma online, beneficia o diálogo de forma mais prática entre todas as áreas da empresa.

Além de impactar positivamente na integração da equipe de trabalho, revolucionando a forma com que a comunicação entre funcionários acontece, as redes sociais corporativas estimulam a produtividade e o engajamento da equipe ao aproximarem as pessoas envolvidas no negócio.

Reunindo um grupo distinto de profissionais, tais redes corporativas também estimulam a inovação de forma multidisciplinar, o que qualifica a criação de novas soluções e projetos. A melhor comunicação entre equipe, líderes e gestores reflete na transparência dos processos e maior confiança da equipe no geral, o que pode significar ganhos evidentes de produtividade.

Essa horizontalidade em termos de comunicação também representa um gerenciamento mais proativo por parte de todos os envolvidos no projeto. Nestes casos, a hierarquia e a divisão de responsabilidades se mantém, mas a gestão do negócio se torna, invariavelmente, mais participativa.

Por último, mas não menos importante, as plataformas unificadas também reforçam a segurança da informação e do compartilhamento de dados a partir de uma estrutura de códigos complexa.

Uma vez que a plataforma é unificada e delimitada entre setores ou áreas da empresa, cria-se um repositório de dados, que inclusive pode ser resguardado em nuvem, para garantir a total privacidade e segurança da informação.

Mas lembre-se: é fundamental analisar de forma criteriosa as necessidades do seu negócio antes de implementar uma rede corporativa. Afinal, cada caso é particular e as soluções podem variar de acordo com os objetivos do projeto.

Ainda assim, deve-se encarar as redes corporativas como um grande investimento, e não um custo, apesar do gasto proveniente da contratação da solução. A partir da adoção de uma plataforma unificada, os retornos são garantidos e essenciais para o negócio.

ebook security report

Compugraf

Especialista em segurança de dados e certificada por parceiros reconhecidos mundialmente, a Compugraf está pronta para proteger sua empresa na era digital.

O que procura?