Ana Elisa Abddala Rocha 22 de setembro de 2023

Entenda como a Inteligência Artificial e o Machine Learning revolucionam o SOC para uma proteção de ponta

A segurança da informação está se tornando cada vez mais complexa à medida que o mundo digital continua a evoluir rapidamente. Com o crescimento exponencial do volume de dados e o surgimento de ameaças cibernéticas cada vez mais sofisticadas, as empresas enfrentam desafios constantes para proteger informações e sistemas.

É nesse cenário que a Inteligência Artificial (IA) e o Machine Learning (ML) estão emergindo como aliados poderosos para os negócios, principalmente para a área de segurança da informação. Enquanto a IA trata-se de uma tecnologia que engloba um conjunto de técnicas e algoritmos que capacitam um computador a reproduzir a inteligência humana, o ML pode ser resumido como uma vertente da IA que utiliza algoritmos para identificar padrões, relacionar dados e, a partir dessas informações, realizar previsões e tomar decisões.

Os desafios atuais

Dados de uma pesquisa da Statista, realizada em janeiro de 2023 com tomadores de decisão de TI e segurança cibernética de empresas na América do Norte, Reino Unido e Austrália, indicam que 82% dos entrevistados planejam investir em segurança cibernética orientada por IA nos próximos dois anos. O estudo também aponta sobre a escassez de habilidades de segurança de TI no mundo inteiro: aproximadamente três em cada dez entrevistados (33,3%) sinalizam a falta de profissionais, principalmente com competência em resposta a incidentes, além de operações e análises de segurança de TI.

Já a pesquisa “Cybersecurity Workforce Study 2022”, promovida pela (ISC)², uma organização internacional de treinamento e certificações para profissionais de cibersegurança, revela que o gap de mão de obra qualificada na área cresceu 26,2% em 2022, comparado ao mesmo período no ano anterior. O dado eleva o número de profissionais necessários para proteger ativos de forma eficaz para 3,4 milhões.

Desse modo, a cibersegurança é um dos segmentos que já está se beneficiando da IA e do ML de forma bastante ampla. Alguns benefícios notáveis incluem a otimização de trabalho, obtenção de insights valiosos a partir dos dados, tomada de decisões mais precisas e atualizadas, melhor detecção de ameaças e análise de vulnerabilidades, autenticação de usuários e prevenção de fraudes.

SOC com Inteligência Artificial e Machine Learning

O SOC (Centro de Operações de Segurança) se tornou um dos principais pilares da segurança cibernética corporativa devido à sua capacidade de proteger, detectar e responder às ameaças cibernéticas. Assim, a incorporação de IA e ML já é vista como uma prioridade para essa solução, transformando a maneira como operam e entregam valor, aprimorando a resiliência contra as ameaças cibernéticas em constante evolução e trazendo benefícios como:

  • priorização de incidentes;
  • automação de tarefas;
  • otimização de trabalho;
  • redução de falsos positivos e erros humanos.

O SOC Cyrebro™, parceiro tecnológico da Compugraf, é o núcleo de segurança cibernética mais avançado e tecnológico do mercado. Ele oferece uma infraestrutura SOC gerenciada inédita e adaptável a qualquer porte de negócio, combinando IA para garantir uma nova geração de detecção e resposta a incidentes. Além disso, possui monitoramento 24/7, permite mitigar ameaças cibernéticas e fornece inteligência e caça proativa contra riscos ou possíveis ataques.

Benefícios do SOC com IA e ML

  • Painel interativo e intuitivo centralizado, que utiliza Inteligência Artificial baseada em comportamento para identificar, analisar e priorizar explorações sofisticadas;
  • Combinação de Machine Learning com SIEM e SOAR, incorporando mais de 2.000 casos de uso customizados para correlacionar seus eventos de segurança;
  • Monitoramento estratégico e resposta a incidentes, contando com mais de 120 analistas que atuam 24 horas por dia, 7 dias por semana;
  • Aprendizado entre mais de 600 organizações para identificar tendências e vulnerabilidades;
  • Otimização de tempo e ganho eficiência: além da facilidade de implementação, a IA avançada do SOC reduz radicalmente o número de falsos positivos, otimizando o tempo de investigação de ataques maliciosos.
  • Geração de reports com os dados mais relevantes sobre as investigações durante qualquer intervalo de tempo;
  • Integração simples e de maneira agnóstica com todas as tecnologias de segurança.

Não fique para trás. Saiba mais sobre a solução e como ela pode levar a segurança da sua empresa para a próxima geração.

Acesse o datasheet de SOC

Compugraf

Especialista em segurança de dados e certificada por parceiros reconhecidos mundialmente, a Compugraf está pronta para proteger sua empresa na era digital.

O que procura?