26 de fevereiro de 2021

O ano de 2020 foi complicado o bastante para muitas empresas, mas você sabe quais enfrentaram ataques cibernéticos durante o período?

A man starts a chain reaction of falling dominoes. Start running processes or sabotage and subversion. An innovative solving problems. Identification weak link. System vulnerability to cyberattacks.

Com o mundo vivendo uma epidemia global, assim como a espera ansiosa por uma vacina, um dos setores mais afetados em 2020 foi sem dúvidas a área de saúde.

A desinformação, a exploração de fake news, e a procura coletiva por mais esperança diante do cenário abrem espaço para uma série de oportunidades esperadas por cibercriminosos.

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O que você vai ler neste artigo:

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Algumas das principais empresas que sofreram ataques cibernéticos em 2020

Diversas empresas forem influenciadas pela crise mundial do covid-19, e como consequência, sofreram ataques oportunistas durante fases de transição ou simplesmente pela distração do momento.

Dentre todas as empresas que sofreram ataques cibernéticos, separamos 3 casos de grandes organizações atacadas mundo a fora e que tiveram o funcionamento influenciado em menores ou maiores intensidades.

Empresa do setor de cosméticos

Uma das maiores empresas de cosméticos com mercado no Brasil foi uma das vítimas populares de crimes cibernéticos no ano passado.

Na ocasião, houve a suspeita que o principal servidor da empresa, localizado em Dallas (Estados Unidos), havia sido comprometido. Com isso, os funcionários no mundo todo foram instruídos a não acessarem a Rede Virtual Privada (VPN) da empresa, e todas as transações financeiras – em especial os boletos gerados, tiveram de ser agendados.

Ainda que informações mais amplas sobre ocorrido tivessem sido divulgadas, a empresa se posicionou sobre o incidente informando que as operações da empresa chegaram a ser parcialmente interrompidas durante todo o ocorrido, afetando até mesmo as operações no Brasil.

Embora posteriormente a empresa retornasse para afirmar que nenhum dado foi comprometido, assim como também a LGPD não estava em vigor, a empresa comunicou o incidente em respeito à Instrução CVM 358/2002.

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Empresa do setor de automóveis

Uma empresa fabricante de automóveis sofreu um ataque que afetou a operação em todos os países de atuação, incluindo o Brasil em menor intensidade.

Na ocasião, todos os serviços de rotina da empresa, como servidores de e-mail, aplicações de negócio e os próprios servidores, deixaram de funcionar e não podiam ser conectados.

A produção da cidade de Manaus, responsável pela fabricação das motocicletas, foi interrompida como medida de contingência na ocasião, enquanto em São Paulo a empresa já operava de maneira restrita como consequência do coronavírus, mas a unidade em Manaus foi certamente afetada diretamente.

Ainda que não tenha confirmado nenhum vazamento de dados, e nem mesmo os impactos causados pelo ataque, acredita-se que os danos tenham sido consideravelmente pequenos.

Para a empresa, o ataque foi mais forte em outros países, mas também afetou a operação brasileira. Em nota, a montadora informou que, no dia 7, "identificou um ataque cibernético que afetou o serviço de rede de tecnologia da informação". Os sistemas de e-mail, aplicações do negócio e arquivos dos servidores não puderam ser conectados.

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Empresa do setor de energia

Uma empresa integrada de energia, também foi uma das grandes marcas vítimas de ataques em 2020.

Ao que tudo indica, seu sistema enfrentou problemas em março do ano passado após uma invasão de dados e interrompeu o funcionamento de todos os sistemas operacionais.

O posicionamento oficial da empresa afirma que não houveram grandes prejuízos no processo, mas foi o suficiente para a interrupção de todos os seus serviços na ocasião.

Diante de todas as brechas exploradas, nenhuma foi tão proveitosa quanto a necessária migração de milhares de funcionários no mundo todo para o trabalho remoto, pois esse modelo de trabalho implica em uma série de condições para que a segurança seja garantida.

Por que contar com uma equipe especializada para a segurança cibernética

Com o avanço da tecnologia, é quase impossível encontrar uma empresa que não utilize soluções técnicas em seus processos.

Para que essas ferramentas funcionem bem e não se perca o investimento na área, é fundamental contar com um suporte de TI eficaz.

Ainda existem pessoas que pensam que investir em TI é caro e, portanto, apenas grandes organizações podem fazê-lo.

No entanto, um bom suporte depende mais de planos e estratégias do que de grandes investimentos.

A equipe de suporte é responsável por garantir que as demais equipes da organização tenham sempre as ferramentas e os sistemas de TI em pleno funcionamento.

Deve também ajudar a estabelecer as melhores práticas para o uso dessas ferramentas e estabelecer processos eficazes e seguros.

Confira três das atribuições dessa área:

  1. Resolver problemas de infraestrutura – servidores, estações de trabalho, recuperação de dados, configuração de rede, planos de backup, etc.;
  2. Garantir a qualidade e segurança do ambiente de TI, realizar monitoramento e outras operações necessárias;
  3. Garantir a disponibilidade, estabilidade e atualização constante do ambiente de aplicação, software, hardware e equipamentos da região.

Dessa forma, o suporte de TI pode ajudar as organizações a continuar funcionando sem problemas e garantir que os funcionários possam executar as tarefas sem problemas.

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