Ana Elisa Abddala Rocha 09 de maio de 2023

Compugraf participa do RSA: confira os assuntos discutidos no evento

Em abril, a Compugraf foi para o RSA Conference 2023, um dos maiores eventos do mundo relacionado à segurança da informação. A edição aconteceu em San Francisco e atraiu mais de 70.000 participantes. Quem esteve por lá foi o Diretor de Segurança da Compugraf, Denis Riviello, que pode conferir as últimas tendências, inovações, desafios e soluções no campo da segurança cibernética.

Diversos fabricantes e fornecedores marcaram presença, desde os novos até os mais renomados. “É interessante que lá é um espaço até mesmo para empresas que estão começando demonstrarem e palestrarem sobre suas soluções”, contou o diretor. O evento possui exposições, debates e trilhas técnicas. O acesso varia de acordo com o tipo do ingresso. Denis também falou sobre a oportunidade de networking que o RSA traz. “Encontrei vários clientes, autoridade da segurança e da privacidade, e nossos principais parceiros”.

Inteligência Artificial como destaque do RSA

A conferência tem como principal objetivo mostrar as tendências de forma macro. O destaque da edição foi a inteligência artificial. O CEO da RSA Security, Rohit Ghai, comentou sobre a importância da IA devido à sua capacidade de fortalecer arquiteturas de zero trust e gerenciamento de identidade. No entanto, pontuou que essa tecnologia também possui problemas, pois os cibercriminosos também podem se aproveitar das ferramentas de IA.

Denis Riviello comentou sobre um dos benefícios. “As soluções estão usando inteligência artificial para descobrir coisas que apenas a análise humana não consegue identificar. Essa parte de ameaças avançadas e inteligência de ameaça foi notória em todos os debates. Eles chamam de threating, usar a tecnologia pra identificar novas ameaças que não são conhecidas ainda”.

Outros tópicos discutidos no RSA

  • Risco da cadeia de suprimentos: a crescente complexidade das cadeias de suprimentos globais as tornou vulneráveis a ameaças cibernéticas, e uma única violação pode ter consequências de longo alcance. A conferência ofereceu uma sessão sobre o protótipo da estrutura System of Trust (SoT) do MITRE para avaliar o risco.
  • Risco de roteadores principais desativados: um roteador central funciona como o backbone de uma rede, conectando todos os dispositivos de rede e transferindo tráfego. Quando um roteador central é desativado, ele ainda pode conter dados confidenciais. Nas mãos erradas, esses dados podem ser usados como arma contra as organizações. Pesquisadores descobriram recentemente projetos digitais completos do funcionamento interno das organizações em roteadores principais não sanitizados e ainda usados.
  • Infraestrutura crítica como alvos de ataques cibernéticos: várias sessões focaram na segurança da infraestrutura crítica, destacando a necessidade de medidas aprimoradas de segurança cibernética para proteger esses sistemas contra ondas de ameaças cibernéticas. Os palestrantes discutiram novos sistemas de pensamento, controles exclusivos, zero trust, automação, legislação e criação de resultados mais efetivos.
  • Computação quântica e seu potencial impacto na segurança cibernética: computadores quânticos podem quebrar muitos dos algoritmos de criptografia usados para proteger nossos dados. Por sua vez, a comunidade de segurança cibernética precisa desenvolver novos algoritmos criptográficos resistentes a ataques quânticos, bem como descobrir um coeficiente monetário para viabilizar isso. Várias sessões destacaram a necessidade de colaboração entre especialistas em computação quântica e especialistas em segurança cibernética.

Conclusão

A conferência reforçou a importância de adotar uma abordagem proativa e holística para o gerenciamento de riscos cibernéticos. Ao investir em tecnologias emergentes, aderir às melhores práticas e construir parcerias sólidas, as organizações podem minimizar a exposição a ameaças cibernéticas enquanto protegem os ativos digitais. A Compugraf pode te apoiar nisso. Converse com um especialista e descubra as melhores soluções para suas necessidades!

Compugraf

Especialista em segurança de dados e certificada por parceiros reconhecidos mundialmente, a Compugraf está pronta para proteger sua empresa na era digital.

O que procura?