30 de novembro de 2018

SD-WAN é uma solução que vem modificando o panorama de gerenciamento de redes de dados distribuídas, sobretudo no ramo corporativo.

Estritamente, é uma abreviação para Software Defined – Wide Area Networks, sendo capaz de oferecer novas possibilidades frente às Redes WAN (matriz e filial) tradicionais, uma vez que grande parte das empresas atualmente centralizam os acessos na matriz ou armazenam dados e arquivos na nuvem (Cloud pública ou privada).

As redes definidas por software, cuja sigla em inglês é SDN (Software Defined Network), têm apresentado muitos benefícios sobretudo nas redes corporativas. As WAN tradicionais, cujo prazo de validade parece estar chegando ao fim, não foram projetadas para atender às demandas de gerenciamento de redes existentes, com o controle de tráfego e das aplicações.

Estudiosos do setor tecnológico são otimistas com relação aos prognósticos. A estimativa é que 25% das empresas passe a usar a SD-WAN como solução até 2019. A opção definida por software sugere melhor desempenho e flexibilidade, além de um menor custo com manutenção, frente à WAN tradicional.

A solução SD-WAN pode otimizar por completo o gerenciamento de redes da sua empresa, possibilitando benefícios como recurso de gerenciamento centralizado, melhor visibilidade dos dados e maior automação, o que reduz a complexidade e contribui com a eficácia das ações do departamento de TI e Telecom.

Como a SD-WAN te ajuda a economizar?

Entre os principais atributos de uma solução SD-WAN estão incluídos: o suporte a vários tipos de conexões como por exemplo, Rede MPLS, link dedicado, internet, link ADSL, 4G, entre outros; a possibilidade de compartilhamento de cargas de trabalho através de conexões; apoio ao provisionamento automático de serviços de rede premium como VPN, firewalls, otimização da WAN e controle do envio de aplicações.

Abaixo, listaremos algumas dicas para você otimizar o uso da SD-WAN e que podem te ajudar a enxugar o orçamento da empresa. Veja a seguir:

Maior desempenho e produtividade

A solução SD-WAN possibilita que o tráfego seja enviado de forma automática e dinâmica através do caminho mais adequado da WAN, com base nas condições de segurança, nas exigências da qualidade de serviços e no custo dos circuitos. As políticas de roteamento para o funcionamento são definidas pelo administrador da rede.

A partir da adoção dessa tecnologia, torna-se possível otimizar os processos internos ligados ao gerenciamento de dados e à gestão das redes corporativas, o que melhora significativamente o desempenho das aplicações e a produtividade da equipe.

Menos gastos com suporte técnico

Diante de uma solução SD-WAN, a recorrência do suporte técnico é mais baixa. A redução de chamadas se deve à maior capacidade de processamento, armazenamento e transmissão das redes WAN definidas por software em relação ao volume de dados.

A estrutura em cloud também é um grande facilitador na hora de otimizar a logística de manutenção. Tudo pode ser feito online, de forma remota, graças aos recursos providos pela nuvem.

Aproveitamento máximo de todas as conexões de rede disponíveis

A solução  SD-WAN possibilita o balanceamento automático da carga de trabalho e o gerenciamento do congestionamento da rede WAN para obter o melhor desempenho e o menor custo do roteamento.

Funciona da seguinte forma: quando o envio do tráfego VoIP (voice-over-IP) não é direcionado a um serviço VPN MPLS e se a conexão MPLS estiver congestionada, a SD-WAN poderá desviar aquele tráfego para uma internet de banda larga ou para um circuito wireless 4G LTE, possibilitando um melhor aproveitamento dos recursos disponíveis e garantindo a entrega dos pacotes.

Uso de links de banda larga mais acessíveis

A solução SD-WAN também mede o desempenho dos links WAN em tempo real e instantaneamente se adapta às deficiências que a rede possa apresentar.

Retorno sobre o investimento

A solução SD-WAN apresenta bom custo benefício porque aumenta a confiabilidade dos serviços WAN, da internet e da conexão móvel, com redução significativa dos custos de telecom

A abordagem SD-WAN permite a resolução de vários problemas. Tradicionalmente, gerenciar a WAN tem sido um dos itens mais caros e inflexíveis na operação de uma rede corporativa.

Porém, a SD-WAN facilita o gerenciamento com os recursos de dispositivos de rede WAN, pois são programáveis, podendo ser modificadas remotamente e ajustados conforme às necessidades do ambiente.

Importante ressaltar que a solução SD-WAN pode ser aplicada em empresas de diferentes segmentos adequando-a da melhor forma para atender os processos internos e suprir as necessidades.

Acesse nosso blog e fique por dentro de outras novidades.

Baixe o Security Report 2019 – Volume 1, o mais completo estudo sobre Segurança da Informação elaborado pelos maiores especialistas do mercado

Compugraf

Especialista em segurança de dados e certificada por parceiros reconhecidos mundialmente, a Compugraf está pronta para proteger sua empresa na era digital.

O que procura?