Ana Elisa Abddala Rocha 24 de janeiro de 2024

Cibersegurança na indústria: 5 motivos para implementá-la o quanto antes

À medida que os ambientes industriais se tornam mais conectados a aplicações e redes corporativas de TI, os ativos cruciais da Tecnologia Operacional (TO) tornam-se mais vulneráveis e a cibersegurança na indústria se torna mais necessária. A existência de barreiras entre TI/TO dificulta a aplicação de estratégias ágeis de segurança cibernética, elevando o risco de ameaças em tempo real e potencialmente resultando em consequências devastadoras que impactam infraestruturas, recursos e serviços vitais para as comunidades.  

O Relatório de 2023 da Fortinet sobre Tecnologia Operacional e Segurança Cibernética revela que três em cada quatro organizações que utilizam TO enfrentaram pelo menos uma invasão no último ano. 

Além disso, dados recentes divulgados pela Claroty na pesquisa “O Estado Global da Cibersegurança Industrial 2023” oferecem uma visão impactante dos desafios enfrentados pela indústria, com um aumento alarmante de 75% nos casos de ransomware. Essa pesquisa global envolveu 1.100 profissionais de segurança de Tecnologia da Informação e Tecnologia Operacional, e os resultados destacam a convergência crescente entre os ambientes de TI e OT, trazendo implicações significativas para a segurança cibernética industrial.

Diante desse cenário desafiador, é crucial explorar estratégias eficazes que não apenas enfrentem os desafios imediatos, mas também estabeleçam bases sólidas para a segurança operacional.  

Pensando nisso, separamos 5 aplicabilidades da cibersegurança na indústria que emergem como pilares essenciais para a proteção de ativos críticos, redes industriais, dados sensíveis e a garantia da continuidade operacional. Continue a leitura para saber mais.

Leia também: NIST: os 6 pilares do framework de cibersegurança 

5 motivos para implementar cibersegurança na indústria o quanto antes 

1 – Proteção de ativos industriais críticos 

Embora historicamente os cibercriminosos estejam principalmente interessados em roubar dados, eles têm desenvolvido ataques cada vez mais sofisticados e destrutivos, dirigidos especificamente a empresas de TO. A cibersegurança desempenha um papel crucial na proteção de sistemas de controle industrial (ICS) e automação, garantindo a integridade da produção, qualidade e segurança.  

2. Segurança de redes industriais e controle de acessos

A prevenção de acessos não autorizados em redes que interligam máquinas, sensores e sistemas de controle é fundamental para mitigar ataques, como os de ransomware, e assegurar a integridade das comunicações críticas. 

3. Proteção de dados sensíveis 

A cibersegurança é essencial para proteger volumes significativos de dados, desde projetos de engenharia até informações de clientes, garantindo conformidade com regulamentações de privacidade e evitando danos à reputação da empresa. 

4. Resposta a incidentes 

A análise contínua dos comportamentos nas redes de TO ajuda as equipes a aprenderem o que, onde, quando, quem e como, coletando informações sobre ameaças conhecidas e desconhecidas. Estratégias eficazes para identificação e contenção rápidas de ameaças são essenciais para minimizar o impacto operacional e garantir a continuidade dos negócios.

5. Atualizações e manutenção seguras 

Garantir que atualizações de software e manutenção sejam realizadas de maneira segura é crucial para prevenir vulnerabilidades exploráveis por agentes maliciosos. 

Bônus – Conscientização e treinamento dos colaboradores 

Apesar dos avanços tecnológicos, o fator humano representa uma grande brecha na segurança da informação, bastando um rápido deslize para que um sistema seja invadido ou informações sejam roubadas. Diariamente milhares de pessoas são impactadas por spams, phishing e diversos outros tipos de ameaças em e-mails e redes sociais.  

Por isso, além de implementar soluções de cibersegurança, é fundamental dar treinamento contínuo para todos os colaboradores. Isso promove práticas seguras e previne negligências que poderiam comprometer a segurança cibernética, fortalecendo a defesa contra ameaças internas e externas. 

> Leia também: O papel do CISO contemporâneo 

Procurando um parceiro com um portfólio completo para proteger a sua empresa?  

Nós, da Compugraf, desenvolvemos e gerenciamos soluções de Redes, Segurança da Informação e Gestão Integrada de Riscos atuando na inteligência do combate às ameaças cibernéticas com profissionais altamente qualificados para apoiar sua empresa nos desafios de segurança digital.  

Converse com um de nossos especialistas para conhecer a solução ideal para proteger o seu negócio.  

Acesse também nossas redes sociais: Linkedin, Instagram, YouTube e Tiktok.   

Compugraf

Especialista em segurança de dados e certificada por parceiros reconhecidos mundialmente, a Compugraf está pronta para proteger sua empresa na era digital.

O que procura?