08 de outubro de 2018

Certificações Profissionais reconhecem formalmente as competências de uma pessoa e são importantes para um conhecimento mais aprofundado sobre determinado assunto.

O objetivo é avaliar, reconhecer e certificar competências profissionais, assegurando que a pessoa possui a qualificação necessária para exercer determinada função num campo de atividade. Além disso, os certificados também demonstram que o profissional busca atualizar-se e aprimorar-se, ou seja, são um sinal de dedicação, interesse e esforço.

A aposta no capital humano é um processo em que as duas partes saem ganhando. O empresário, com o aumento da produtividade do colaborador, e o funcionário, com o desenvolvimento profissional.

Certificação Profissional: quais são as vantagens?

A certificação profissional contribui para a devida preparação dos colaboradores, com foco na melhoria da qualidade dos serviços prestados no dia a dia, e estimula a constante atualização do colaborador.

Os cursos trazem sempre novos conhecimentos por meio de teorias e práticas mais modernas, de acordo com a realidade do mercado e do tipo de função, tornando-se uma vantagem competitiva para a empresa que conta com colaboradores com esse nível de capacidade.

As grandes organizações buscam preparar tecnicamente seus colaboradores com o objetivo de alcançar mais conhecimento e assim fazer com que a organização se desenvolva melhor, haja vista que profissionais qualificados são capazes de auxiliar no desenvolvimento da empresa, melhorando sua atuação e influenciando na produtividade e eficiência.

Empresas que mantêm projetos de inovação, pesquisa e desenvolvimento dos funcionários têm mais chances de encontrar novos nichos de mercado, ou de programar mudanças que reduzam substancialmente os custos.

Desenvolver pessoas e processos fortalece a empresa, uma vez que o treinamento é uma maneira de reter os talentos e de direcionar a formação do profissional para as atividades necessárias, além do aumento da produtividade.

A diferença entre treinamento e desenvolvimento organizacional

Um programa de treinamento bem elaborado produz muitos benefícios, como a eliminação de lacunas ou monopólios de conhecimento, a capacitação antecipada das equipes para novos desafios, a redução de despesas com falhas internas, a diminuição das burocracias e a conquista de processos mais ágeis e otimizados.

O gestor que deseja desenvolver pessoas dentro de uma organização precisa ter um senso analítico aguçado para reconhecer a causa raiz dos problemas e entrar com a ação que de fato irá solucionar — como liderança, negociação, a persuasão, inteligência emocional e o trabalho em equipe. Para tal, é necessário que ele identifique qual a necessidade da empresa.

O treinamento é o processo de mudanças no comportamento dos colaboradores, visa a aquisição de habilidades relacionadas às tarefas do cargo – atendendo aos padrões e aumentando a produtividade , aperfeiçoamento de desempenhos e das relações interpessoais.

Desenvolvimento, por sua vez, é a utilização das capacidades e experiências do indivíduo, visando o máximo aproveitamento de seu potencial unindo potencialidades já existentes a novos conhecimentos a serem adquiridos.

Investindo na educação corporativa

O investimento em treinamentos corporativos, capacitação e desenvolvimento de profissionais ultrapassa a solução de necessidades momentâneas. Havendo continuidade dessas iniciativas é possível preparar, estimular e desenvolver nos profissionais habilidades que vão além das exigidas em atividades rotineiras.

Um dos aspectos a serem tratados durante o planejamento e execução do programa de educação corporativa é o engajamento dos colaboradores. Aqui, é preciso derrubar alguns paradigmas e superar a baixa receptividade inicial.

Diferentes formatos, metodologias e dinâmicas, além de soluções tecnológicas podem favorecer o aprendizado, promovendo a prática, a experimentação e a interação. Palestras, vídeo aulas, laboratórios em sala de aula são alguns dos principais aliados.

Para isso, é imprescindível contar com instrutores qualificados e certificações reconhecidas.

A Compugraf oferece cursos que são ministrados por profissionais qualificados, com acompanhamento de material didático explicativo e através de exercícios propostos em laboratórios equipados com tecnologia de ponta.

É pensando na dinâmica de um mercado que exige cada vez mais alta capacitação e velocidade de atualização, que nossos instrutores simulam situações corriqueiras, onde o profissional se depara com desafios e soluções que os capacitam a um alto nível de desempenho.

Uma empresa que investe em seu pessoal está, com certeza, fazendo a melhor e mais rentável aplicação a curto, médio e longo prazo.

ebook security report

Compugraf

Especialista em segurança de dados e certificada por parceiros reconhecidos mundialmente, a Compugraf está pronta para proteger sua empresa na era digital.

O que procura?