Ana Elisa Abddala Rocha 07 de novembro de 2023

Black Friday: 10 dicas para você evitar golpes em compras online e aproveitar as ofertas

Golpes na black friday

 

A Black Friday está se aproximando e, com ela, a empolgação de encontrar ótimas ofertas online. No entanto, é essencial lembrar que, infelizmente, essa época do ano também atrai cibercriminosos em busca de vítimas desprevenidas, causando prejuízos financeiros e vazamento de dados pessoais.

Como uma empresa de cibersegurança comprometida em proteger dados e informações, separamos algumas dicas para você fazer suas compras na Black Friday com mais segurança. Confira a seguir. 

1. Mantenha seus aparelhos atualizados
Certifique-se de que o sistema operacional, navegadores e aplicativos estejam sempre atualizados. Atualizações frequentes muitas vezes corrigem vulnerabilidades que os cibercriminosos podem explorar. 

2. Use uma conexão segura
Evite redes Wi-Fi públicas, os cibercriminosos podem interceptar as informações que você transmite por meio de conexões desprotegidas. Prefira utilizar os dados móveis ou espere chegar em um local privado.  

3. Desconfie de ofertas “imperdíveis”
Cuidado com aquelas ofertas que parecem boas demais para ser verdade. Sites ou anúncios que prometem descontos exorbitantes podem ser golpe e o produto pode não ser entregue. 

4. Compre em sites confiáveis
Certifique-se de que os sites em que você faz compras sejam legítimos e seguros. Procure por URLs com “https://” e verifique se há um ícone de cadeado na barra de endereços, indicando que a conexão seja criptografada. Outra dica é buscar organicamente o site, para ver se você está na loja oficial. Muitos cibercriminosos falsificam sites e utilizam anúncios pagos para disseminá-los. 

5. Evite deixar os dados financeiros salvos em sites
É mais fácil e rápido realizar uma compra quando os dados já estão salvo no sistema, mas, para garantir mais segurança, é recomendado apagar as suas informações do site após a compra. Veja a opção de excluir os cartões de crédito, por exemplo. Assim, caso sua conta seja invadida, você evita problemas com compras em seu nome. 

6. Utilize senhas fortes e autenticação de dois fatores
Utilize senhas exclusivas para cada conta de compra online e considere a autenticação de dois fatores sempre que possível. Isso adiciona uma camada extra de segurança, tornando mais difícil para os cibercriminosos acessar seus dados. 

7. Realize a checagem de e-mails e mensagens suspeitos
Fique atento a e-mails de phishing que tentam induzi-lo a clicar em links maliciosos. A maioria deles contém erros de português, ofertas muito altas e utilizam um domínio diferente do oficial da empresa. Confira também a veracidade dos links encurtados e certifique-se de que as comunicações relacionadas às suas compras sejam legítimas. Caso receba algum boleto, confira a veracidade das informações do emissor e valor para pagamento. 

8. Utilize apenas aparelhos pessoais
Não utilize o computador ou celular corporativo para realizar as compras. Caso você caia em algum golpe, os dados da empresa podem ser vazados e as consequências podem ser ainda maiores. Opte sempre por usar seus aparelhos pessoais.  

9. Monitore suas transações
Verifique regularmente seu extrato para identificar atividades suspeitas. Quanto mais cedo você detectar um problema, mais fácil será resolvê-lo. Caso veja algo estranho, entre em contato com o banco o mais rápido possível. 

10. Caso caia em um golpe, faça um boletim de ocorrência
Mesmo com todo o cuidado, ainda assim é possível cair em um golpe. Nesse caso, a primeira coisa que você deve fazer é um boletim de ocorrência. Para isso, procure a delegacia de polícia mais próxima ou faça o registro online. 

Ao seguir essas dicas, você pode fazer suas compras online com mais segurança e privacidade. 

Este artigo foi útil? Inscreva-se na Compugraf News para receber em primeira mão mais conteúdos exclusivos sobre cibersegurança e privacidade de dados. 

Compugraf

Especialista em segurança de dados e certificada por parceiros reconhecidos mundialmente, a Compugraf está pronta para proteger sua empresa na era digital.

O que procura?