Existe uma transformação digital acontecendo em diversos setores de atuação. Sua empresa faz parte dela ou irá ficar para trás?
São momentos como os vividos durante o início da pandemia do covid-19 que fizeram com que empresas dos mais variados setores passassem a avaliar a sua existência no mercado.
Infelizmente, para algumas, já era tarde demais.
Quando uma crise econômica acontece, a maioria das empresas sofre algum tipo de consequência, mas é também durante esses momentos que é possível identificar a maturidade e equilíbrio de um negócio.
E isso também pode ocorrer em situações isoladas.
Dependendo de sua idade, talvez você não se lembre do êxito econômico vivido por locadoras de vídeo, bancas de jornais e outros markets que viviam do aluguel ou venda de conteúdo em mídias físicas como dvds, revistas e jornais.
Com a ascensão dos vídeos e outros formatos digitais, a grande maioria dessas empresas passaram a viver o oposto do auge, levando muitas a falência, enquanto bancas de jornais passaram a ver um maior faturamento de itens básico de consumo e menos da comercialização de revistas.
Mas isso não foi de um dia para o outro, e foi esse processo de transformação que separou as empresas conscientes, daquelas que não levavam as mudanças a sério.
A escolha da Netflix durante sua transformação digital
A Netflix é um ótimo exemplo de empresa que não se intimidou com as mudanças que seu mercado de atuação sofreu ao longo dos anos. Criada em 1997 para ser uma rede de locação de DVDs, eles sempre pensaram em como usar a tecnologia a favor de um serviço que até então era muito tradicional.
No ano seguinte de seu lançamento, lançaram um site por onde seus clientes poderiam alugar dvds e recebê-los em casa, sem a necessidade de visitarem as unidades físicas da empresa. E quando a crise financeira chegou para os norte-americanos, eles pensaram na fidelização por meio de assinaturas mensais.
Na maior crise de seu mercado, envolvendo o destino de muitas locadoras que declararam vitória para os vídeos online, eles decidiram continuar lutando e lançaram seu próprio serviço de streaming em 2007, o qual segue como grande sucesso em muitos países até hoje.
Seu negócio de assinatura de mídias físicas, nunca realmente deixou de existir, mas ele passou pelo processo da transformação digital ao invés de esperar pra ver o que aconteceria se nada tivesse sido feito. E essa foi a escolha da Netflix.
O conceito de transformação digital
Transformação Digital é um processo pelo qual uma empresa passa na tentativa de se beneficiar de novas tecnologias.
Dentre as novidades que são interessantes a nível corporativo estão todos os recursos que podem melhorar e em resumo, fazer a empresa faturar cada vez mais, com menos.
Esse é o processo pela qual as grandes empresas, como o serviço de streaming Netflix tiveram de passar para aprenderem com as mudanças ao invés de sofrerem com elas.
A transformação digital é uma consequência social que no cenário corporativo tornou-se uma das demandas mais importantes para a maioria das empresas.
A tecnologia impacta a vida de pessoas e por isso a inovação deixou de ser um ponto extra para tornar-se essencial no mercado.
Como resultado, muitos ambientes podem reduzir problemas recorrentes como as lesões por trabalho repetitivo, já que com certos recursos é possível dispensar a realização humana de tarefas repetitivas.
A transformação digital consiste nos seguintes pilares:
Diagnóstico da Estrutura gerencial
Antes de qualquer ação dentro de uma organização é importante compreender sua estrutura gerencial. Com esse diagnóstico é possível definir o ponto de partida e todas as ações que tornarão a transição mais harmoniosa.
Essa importante etapa também ajuda na prevenção e redução de riscos, pois há um entendimento geral: quadro de funcionários, tecnologias utilizadas atualmente, área de atuação e impactos econômicos.
A análise de tecnologias atuais ajudará o setor de TI a definir as metodologias e processos que deverão ser adotados para a transformação digital.
Engajamento de Pessoas
A fase mais sensível na transformação digital é o envolvimento humano, a transição e linha de aprendizado de todos os profissionais envolvidos no processo pode variar muito de uma área para outra. Ainda que as intenções sejam de melhoria.
A adesão de pessoas é uma importante fase para o sucesso de um projeto como esse.
Uma boa maneira de garantir que todos os colaboradores estejam nos mesmos termos em relação ao processo, é através de reuniões de equipes – para que cada time possa compreender como isso irá impactar seu dia a dia, ou ainda, campanhas de conscientização, para que a informação seja sempre alinhada entre todos o setores.
Análise da Infraestrutura
Com toda a equipe ciente e positiva sobre as mudanças, chega a hora de voltar com os preparativos e análise de infraestrutura.
Essa é também uma etapa de extrema importância considerando que todas as expectativas estão em cima da funcionalidade das mudanças implementadas.
Outro ponto positivo é a possibilidade de antecipar riscos e os potenciais problemas que o novo sistema possa apresentar, já que a estrutura base para a mudança pode não ser totalmente compatível com as mudanças e por isso precisa ocorrer de maneira gradual ou exija um maior investimento.
Digitalização de processos
Uma das maiores transformações que deve ocorrer para a grande maioria das empresas é a digitalização de processos que antes eram realizados de maneira analógica, demandando tempo de trabalho dos funcionários.
Soluções como Robotic Process Automation (RPA), Internet of Things (IoT) e de análise de dados são algumas das que facilitam a rotina profissional ao automatizar diversos processos, fazendo que com que os profissionais possam dedicar-se ao trabalho intelectual ou simplesmente reduzir ações repetitivas que resultam em problemas como a Lesão por Esforço Repetitivo (LER).
O Gerenciamento de processos de negócio (Business Process Management ou BPM) é um dos conceitos que pode auxiliar o ciclo de transformação digital através de sua aplicação de recursos de gestão de negócios somados a tecnologia da informação com foco na otimização dos processos de negócio.
E qual a associação com a indústria 4.0
Possivelmente uma das consequências da transformação digital, podemos compreender a indústria 4.0, também conhecida como “quarta revolução”, como sendo um termo que define a nova realidade da relação entre humanos e tecnologia.
Apesar da extrema familiaridade com a transformação digital, o conceito da quarta revolução não é novo, sendo mencionado pela primeira vez em 2011 – durante uma feira alemã de tecnologia, para descrever as estratégias de um projeto do governo.
Formalmente, a ideia implica que ao conectar máquinas, sistemas e ativos, empresas são capazes de controlar toda a cadeia de valor que podem controlar módulos da produção de forma independente.
Ou seja, com esse avanço de conectividade as empresas terão cada vez mais capacidade e autonomia para controlar sua produção, agendar manutenção e prever falhas no processo. Conceito inicialmente usado para a indústria de manufatura.
Princípios da indústria 4.0
Seis pontos são considerados princípios da indústria 4.0, os quais definem esse sistema de produção inteligente:
- Operação em tempo real: Os dados podem ser coletados e utilizados em um curto período de tempo, permitindo decisões assertivas.
- Virtualização: Aumento de visibilidade e monitoramento remoto de todos os processos que ocorrem no ambiente empresarial.
- Descentralização: Tomada de decisões inteligentes pelos próprios sistemas ou ainda a possibilidade de analisar o histórico de atividades para aprimorar as decisões humanos.
- Orientação a serviços: Os softwares são orientados a serviços aliados ao subconceito de Internet of Services (IoS).
- Modularidade: As produções serão orientadas pela demanda, tornando possível desabilitar ou habilitar módulos específicos.
Pilares da indústria 4.0
Quais são os pilas considerados para a indústria 4.0, sabendo que seus princípios giram em torno da capacidade de tornar a rotina profissional menos “mecânica” em processos repetitivos?
- Internet of Things (IoT): Muito citados nos materiais da Compugraf, IoT é a conexão em rede de aparelhos que até então eram totalmente desconectados, como uma simples geladeira, permitindo a otimização de seu uso.
- Big Data Analytics: Com tecnologias cada vez mais robustas tornou-se possível a estruturação de grandes volumes de dados e o gerenciamento de suas informações. Com a transformação digital e indústria 4.0, essa evolução consiste m 6Cs: conexão, cloud, cyber, conteúdo, comunidade e customização.
- Segurança: Como toda tecnologia, a segurança é uma grande preocupação para a indústria 4.0, com a alta conectividade chegam grandes responsabilidades, sendo necessárias diversas medidas de segurança.
Com conceitos complexos como o da indústria 4.0, gestores terão de entender se realmente estão transformando sua maneira de lidar com as coisas e a relação entre tecnologias e pessoas ou apenas realizando upgrades pontuais em seus sistemas.
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