26 de abril de 2023

O armazenamento em nuvem é uma rede de servidores remotos interconectados que permitem armazenar, gerenciar e processar dados e aplicativos pela internet. Ao contrário do armazenamento local de dados em um computador ou servidor próprio, na nuvem, os dados são guardados em servidores remotos que podem ser acessados em qualquer lugar do mundo.

A nuvem se tornou uma das principais tecnologias utilizadas pelas empresas para armazenamento, compartilhamento e processamento de dados. Ela oferece uma série de benefícios, como maior flexibilidade, escalabilidade e disponibilidade, além de reduzir os custos com infraestrutura de TI. No entanto, é preciso ter cautela ao utilizá-la e contar com o apoio de bons softwares. De acordo com a pesquisa Cloud (In)Security da Zscaler Threatlabz, 97% das empresas já tiveram algum tipo de problema de segurança na nuvem. Esses problemas variam desde vazamentos de dados até invasões de contas, e podem resultar em danos financeiros e de reputação para as empresas.

A estatística é alarmante porque a maioria dos ataques cibernéticos em nuvens públicas foi revelada devido a configurações incorretas, e não a vulnerabilidades. Erros de configuração incorreta da nuvem relacionados ao acesso público a depósitos de armazenamento, permissões de conta, armazenamento e gerenciamento de senhas, etc., levaram à exposição de bilhões de registros.

Como evitar esse tipo de problema?

A segurança na nuvem é responsabilidade tanto da empresa quanto do provedor de serviços. Para evitar problemas é fundamental adotar medidas de proteção e segurança adequadas, como por exemplo:

  • Escolher um provedor confiável que tenha um bom histórico de segurança e ofereça recursos avançados de proteção de dados;
  • Adotar soluções de segurança na nuvem;
  • Treinar e conscientizar os colaboradores sobre as boas práticas para que possam identificar e evitar possíveis ameaças.

Possíveis soluções

Nós, da Compugraf, oferecemos soluções completas para segurança na nuvem, como por exemplo o CloudGuard, da Check Point. Essa solução se baseia em uma plataforma de segurança avançada para ambientes de nuvem pública, privada e híbrida, oferecendo recursos como monitoramento de contas e acesso, gerenciamento de permissões, detecção de ameaças, controle de dados sensíveis, auditoria de segurança e muito mais. Saiba mais!

Compugraf

Especialista em segurança de dados e certificada por parceiros reconhecidos mundialmente, a Compugraf está pronta para proteger sua empresa na era digital.

O que procura?