26 de junho de 2020

A comunicação interna de uma empresa pode ser um grande recurso quando associada ao setor de segurança de dados

comunicação interna

Sem uma boa estrutura na comunicação interna de uma organização, existem maiores chances de ocorrer problemas como o ruído nas mensagens transmitidas, e mais especificamente sobre a segurança de dados, uma má comunicação pode representar maiores vulnerabilidades.

Isso porque quando os setores não estão alinhados sobre as práticas definidas por uma organização, e como resultado cada time ou membro acaba por seguir suas próprias maneiras de uso, espera-se que algumas ações sejam menos seguras do que outras.

A importância da comunicação interna

De todos os recursos que permeiam a saúde de uma empresa, a comunicação interna é um dos principais responsáveis pelo sucesso ou fracasso de uma estratégia de grande impacto como a cultura organizacional.

A verdade é que uma mudança de cultura – especialmente quando envolve motivos de extrema importância como a segurança da informação, deve incluir em seu planejamento os procedimentos necessários para tal fim.

Essa comunicação deve envolver o máximo de líderes possíveis.

Quanto ao profissional responsável pela organização da campanha, espera-se algumas características:

  • Ele entende as ameaças de cada setor

Antes mesmo de traçar uma estratégia ou comunicar os times para realizar um brainstorm e entender o que seria importante para cada setor dentro da organização, o gestor de campanha realiza suas pesquisas e já possui uma visão funcional do status de segurança e boas alternativas de proteção.

  • Reconhece o nível de mudanças necessárias para a organização

Não são todas as empresas que precisam passar por uma drástica transformação de comportamento e práticas para terem uma rotina mais segura, tudo vai depender da maturidade em que se encontram no processo de transformação digital. Um bom gestor avalia isso para apresentar as melhores ações, assim como:

  1. Analisar os setores que seguem melhor as políticas já existentes e quais precisarão de maior atenção.
  2. Reconhece o trabalho dos diferentes profissionais para garantir que determinadas medidas fazem sentido para suas rotinas.
  • Analisa a cultura organizacional atual

O gestor de campanha de conscientização compreende o ponto de partida institucional da empresa, checando se todos os funcionários estão cientes da política de proteção de dados da empresa, ou até mesmo se a empresa já possui algum.

  • Verifica se todos os funcionários estão bem informados sobre cibersegurança

As necessidades e práticas de segurança podem mudar no decorrer do tempo, e especialmente em planos contínuos como uma campanha de conscientização, é importante manter todos os funcionários com a mente aberta para continuar absorvendo as novidades e em nenhum momento acharem que estão atualizados e já sabem como se prevenir de todas as vulnerabilidades.

  • Mantém a cultura de conscientização funcionando

Uma característica importante do gestor de conscientização é a criatividade e capacidade de tornar os planos contínuos e interessantes ao longo do tempo, reconhecendo que é um trabalho que na maioria dos casos não deveria ter um prazo para terminar.

Quais os recursos estão comumente disponíveis para campanhas de conscientização

Embora sejam medidas de extrema importância, alguns procedimentos preventivos podem tornar algumas ações mais longas ou chatas de serem realizadas – seria muito mais legal se todos pudessem acessar contas sem o duplo-fator, não é mesmo?

É por isso que a comunicação interna ganha uma forte participação neste contexto de segurança da informação, pois a mensagem de segurança pode ser transmitida da melhor maneira com os recursos conhecidos pelo RH e setores auxiliares, como o cuidado com a marca.

Enquanto a tecnologia é atualizada para tornar o impacto de mudanças cada vez menores, o profissional responsável pelas medidas de segurança precisa tornar essa absorção de informações e guia de ações algo não apenas informativo, mas também interessante para uma melhor memorização.

Marketing de Gamificação

O marketing de gameficiação nada mais é do que a inclusão de ações interativas, no modelo de “jogos” para determinado fim.

Quando falamos em campanhas de conscientização, existe o grande desafio de capturar um dos bens mais valiosos da atualidade: a atenção.

Uma das maneiras de obter isso é com técnicas de gamificação, que não apenas capturam a atenção dos alvos, que devem se interessar e sentir-se desafiados por ela, como também a absorção das informações com maior facilidade.

Uma pesquisa do Gartnet revela que empresas que já aplicaram o marketing de gamificação sentiram uma melhora de 20% no engajamento de funcionários com processos internos.

Não é atoa que muitas organizações estão investindo na prática até mesmo para treinamentos de maior complexidade, como o entendimento das Leis de Proteção de Dados.

Principais ferramentas da comunicação interna

Ainda que existam diversos recursos, tanto analógicos quanto tecnológicos, que possam auxiliar nisso, alguns materiais e formatos mais tradicionais ainda podem ser considerados grandes aliados da causa:

  • Documentos no estilo guia, com títulos desafiadores – exemplo: “Você realmente sabe tudo sobre segurança digital no trabalho?”
  • Vídeos – Um dos formatos mais populares da internet é também um dos mais recomendados por permitir que mais pessoas absorvam certas mensagens.
  • Áudios/Podcasts – Tão populares quanto vídeos para esse fim, áudios podem performar muito bem em uma campanha de conscientização, podendo ser incluídos em locais de alto tráfego como elevadores, salas de espera, etc.
  • Checklist – Além de ser um grande aliado para a produtividade, checklists podem incentivar pessoas a executarem determinadas tarefas pelo prazer de terem a lista de ações “cumprida”.
  • Apresentações/Slides – Ainda que seja um recurso mais tradicional, – – apresentação de slides ainda podem funcionar em ambientes mais tradicionais, como conteúdo referencial, ou até empresas jovens quando aliadas a boas técnicas de storytelling.
  • Cartazes – A fixação de informações no formato de cartazes pode ser bastante efetiva quando bem posicionadas e com mensagens persuasivas. É um recurso básico para uma campanha do gênero.
  • Post-It – Seguindo a mesma lógica dos cartazes, lembretes em pequenos papéis podem ser úteis por funcionarem em diferentes locais e de maneira mais personalizada, além de serem uma opção muito econômica, que pode ser usada internamente pelos líderes de cada setor.

Como é possível perceber, não é preciso realizar um grande investimento para iniciar um processo de conscientização em segurança da informação, a verdade é que o processo pode até mesmo ser gratuito, dependendo da estratégia definida.

Tudo o que é preciso para isso é um responsável pela campanha de conscientização que seja capaz de unir a diretoria da empresa para este fim e os colegas de trabalho para se interessarem pelo processo.

Será que você é um mestre da segurança da informação?

Uma das melhores maneiras de proteger os ativos de uma empresa, é através da inclusão dos colaboradores, o fator humano, no processo. Isso começa através de ações como uma campanha de conscientização.

Preparamos um desafio para que seja possível definir, por onde começar uma estratégia em sua organização.

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